Este é um programa que tem por missão, incrementar e melhorar a boa prática gímnica em Portugal e simultaneamente proporcionar às crianças, jovens e mesmo adultos, uma forma de praticar ginástica, saudável, divertida, e adequada às capacidades físicas e psicológicas de cada praticante.

          O Projecto Play GYM® de Aparelhos nasceu com o objectivo de tentar fazer reviver o interesse pela Ginástica, através de uma abordagem diferente, que de um modo lúdico e de fácil absorção, levam os participantes a interessar-se por esta actividade, integrando-se no programa com alegria, e acabando por se tornarem praticantes de Ginástica.

          Este programa pretende ser facilitador da evolução técnica em Ginástica de uma forma geral, ou seja, na formação de base e posteriormente na transição para os aparelhos. Promove a prática técnica e pedagogicamente correcta a todos os que pretendam fazer Ginástica.

          O sistema do programa está divido em quatro fases: Iniciação, Progresso, Elite e Super Classe. Do 16º ao 1º Grau, o aumento de dificuldade faz-se de uma forma natural e promove o desenvolvimento integrado e harmonioso, com a possibilidade de passagem para uma carreira dirigida à alta competição, caso as qualidades físicas e mentais do praticante o justifiquem. A participação nestes graus está prevista a partir dos 4 anos.


          Neles, estão incluídos elementos de fácil aprendizagem no início, necessitando os praticantes para a sua execução, unicamente da actividade muscular normalmente usada na rotina diária, passando gradualmente a outros, de execução técnica mais difícil, até chegar à fase de Super Classe, onde o ginasta, para os dominar, precisa de uma preparação física e treino de força específica, que lhe são solicitados no alto rendimento a nível internacional., com a possibilidade de passagem para uma carreira dirigida à alta competição, caso as qualidades físicas e mentais do praticante o justifiquem.

          Neles, estão incluídos elementos de fácil aprendizagem no início, necessitando os praticantes para a sua execução, unicamente da actividade muscular normalmente usada na rotina diária, passando gradualmente a outros, de execução técnica mais difícil, até chegar à fase de Super Classe, onde o ginasta, para os dominar, precisa de uma preparação física e treino de força específica, que lhe são solicitados no alto rendimento a nível internacional.

          Assim, o Play GYM® é um espaço desportivo e pedagógico de grande alegria e convívio entre todos os que queiram praticar. Tanto Clubes, como Autarquias ou Escolas, bem como outras entidades poderão ter no seu seio esta actividade, desde que adiram ao programa através de um contrato de adesão. Terão também que garantir que só os técnicos devidamente formados e credenciados pela FGP, poderão leccionar a actividade.

          O conteúdo técnico apresentado no programa será sempre válido pois, enquanto a técnica vai sempre passando por alterações e mudanças, os elementos básicos permanecerão os mesmos, não sendo possível haver evolução sem os saber executar com mestria. Outro aspecto que vale a pena focar e que seguramente interessa aos treinadores, é o facto de, através do programa, ser fácil a detecção de talentos para a Ginástica Artística.